Arte do Evento

Sobre a logo oficial do XL Encontro Atual de Etologia

A logo do XL Encontro Anual de Etologia foi realizada em trabalho colaborativo entre Edson da Silva Nunes Karaí Mirim, Flavio Ayrosa e Guilbert Araujo, com orientação da Profa. Briseida Resende, organizadora do 40º Encontro Anual de Etologia e atual presidente da Sociedade Brasileira de Etologia (SBEt). A figura principal de destaque na logo é o mapa da América do Sul invertida (Joaquín Torres Garcia, 1943), obra de arte que promove a autonomia e a decolonização da arte latino americana, com influência direta de tradições indígenas americanas. Na logo, a silhueta entra como uma folha a ser segurada pela formiga, enquanto também sendo utilizada por uma aranha. A formiga (Atta sexdens rubropilosa) representa o animal estudado pelo professor Walter Cunha, enquanto a aranha (Argiope argentata) representa o animal estudado pelo professor Cesar Ades. A folha apresenta características híbridas entre suas duas representações: as cores verdes e o vermelho urucum representam as florestas e a terra do continente, enquanto os rios azuis estão dispostos em maneira a remeter a veias/nervuras em folhas de angiospermas. A casa representa a receptividade e a união dos povos, como proposto pela visão Mbya-guarani, representando toda a população latino-americana. Por fim, os traços negros nas letras “EAE” simbolizam um padrão artístico Mbya-guarani, novamente remetendo ao protagonismo dos povos originários sul-americanos no evento.

Cesinha e Waltinho, os mascotes do evento

Professor Walter Cunha e César Ades, nossos mascotes que chamamos carinhosamente Waltinho e Cesinha. Os desenhos utilizados como “mascotes” do evento são baseados nos Professores Cesar Ades (1932-2012) e Walter Cunha (1929-2022). Foram utilizados os estilos de desenho da Turma da Monica (Mauricio de Souza, 1959) e Seninha (Rogério Martins, 1994) como inspiração para a criação desses mascotes. Ambos foram desenhados por Flavio Ayrosa, doutorando da Profa. Briseida Resende no departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP (IPUSP). A ideia original partiu da Profa. Briseida Resende, com o objetivo de homenagear esses dois grandes nomes da etologia brasileira. Além de importantes para a ciência foram pessoas queridas e amadas por muitos, inclusive membros da equipe organizadora deste evento, dos quais foram seus alunes, ou alunes de alunes. Os desenhos finais foram aprovados pela comissão de divulgação do evento para uso na divulgação do evento nas redes sociais e no site oficial.


O professor Cesar Ades, fundador da SBEt, nasceu em 8 de janeiro de 1943, no Cairo, Egito, veio ao Brasil aos 15 anos de idade e naturalizou-se brasileiro. Foi docente do Departamento de Psicologia Experimental e do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento no IPUSP. Ocupou o cargo de Diretor do IPUSP entre 2000 e 2004 e Vice-Diretor de 1998 a 2000. Além de Diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP até janeiro de 2012. Ades fez sua história no IPUSP: graduou-se em Psicologia em 1965 e no mesmo ano iniciou sua atividade docente. Em 1969, desenvolveu sua dissertação de Mestrado em Psicologia Experimental intitulada A retenção dos itens irrelevantes numa tarefa de busca visual. Obteve o título de doutor em 1973 com a tese A teia e a caça da aranha Argiope argentata. Em 1991, concluiu a livre-docência com o trabalho Instinto e Aprendizagem na Aranha Argiope argentata e, em 1994, tornou-se professor titular. Cesar Ades era referência nacional e internacional na área de etologia e contribuiu de forma expressiva em projetos de pesquisa e várias publicações científicas. Na pós-graduação, sob sua orientação, formaram-se 32 mestres e 23 doutores, os quais ainda possuem muito apreço pelo falecido professor. Cesar além de brilhante acadêmico foi uma inspiração para os diversos alunos os quais ele orientou e lecionou em suas aulas no IPUSP.


Enquanto o Professor Walter Cunha, reconhecido como “pai” da Etologia Brasileira, foi professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo de 31/03/1958 a 07/02/1980. Em 1956 graduou-se em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, sendo em seguida contratado como assistente da cadeira de Psicologia. Em 1960 realizou estudos pós-graduados em Psicologia Experimental na Graduate School of Kansas (EUA). Um ano depois voltou ao Brasil, retomando seu cargo de assistente da Cadeira de Psicologia, incumbido de ministrar a disciplina Psicologia Comparativa e Animal. Doutorou-se em Psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, com a tese Explorações no mundo psicológico das formigas (1980), sob a orientação da professora doutora Annita de Castilho e Marcondes Cabral. Introduziu a Psicologia animal e a Etologia no Brasil, através da criação do primeiro Laboratório de Psicologia Comparada do IPUSP e do seu trabalho de pesquisa e ensino. Formou muitos pesquisadores que atuam hoje nas áreas de Etologia e Psicobiologia em diversos centros de pesquisa do país.


(Informações acadêmicas adaptadas de: página sobre Cesar Ades e página sobre Walter Cunha).

As artes de Edson da Silva Nunes Karaí Mirim

A arte presente nos diversos ícones da página inicial e nas imagens de rodapé de cada página provém todas do mesmo artista, o indígena Mbya Guaraní Edson da Silva Nunes Karaí Mirim. Edson nasceu na aldeia de Sapucaí Angra dos Reis, Rio de Janeiro, atualmente mora na aldeia de Takuary Cananéia, em São Paulo. Edson atualmente esta cursando enfermagem, porém trabalha como tradutor, escritor e artista para a eventos e produções da comunidade Mbya Guarani, além de outros como o 40º Encontro Anual de Etologia. Algumas das artes de Edson presentes em nosso site estão também disponíveis na cartilha “MBORAI NHE’EN VY’AA
Cânticos que alegram os anjos
“. Além das arte visuais, os cânticos os quais participou também estão disponíveis no youtube e spotify! Confira!

Sobre

O EAE 2023 é o XL Encontro Anual de Etologia. Neste ano, o evento será sediado na cidade de São Paulo – SP, entre os dias 30/10/2023 e 01/11/2023, tendo como tema “Decolonizando a Etologia: um convite para novos caminhos”.

Endereço

Av. Professor Mello Moraes, 1721, Butantã, São Paulo – SP

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP)

Contato

encontroanualdeetologia2023@gmail.com

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora