Comissão Organizadora e de Apoio

Ana Schroeder

Graduanda em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP (IP-USP).

Ana Silveira de Souza

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG (2021). Atualmente é mestranda em Ciências (Comportamento Animal) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP. É integrante dos grupos de pesquisa do Laboratório de Ornitologia e Bioacústica (LOBio) e do Laboratório de Ecologia de Fragmentos Florestais (ECOFRAG). Também é membra do conselho da Sociedade Brasileira de Bioacústica (SBBa).

Beatriz de Moraes Teixeira

Graduanda em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP).

Beatriz Felício

Graduada em Ciências Biológicas pela Unicamp (2019). Atualmente mestranda pesquisando o desenvolvimento da cognição social em filhotes de primatas no LEDIS – USP, com foco em tato social.

Beatriz Paes Veras de Carvalho

Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pós graduanda em Avaliação do Comportamento e Sua Aplicação no Bem-estar Animal pela PUC-PR. Fui monitora da disciplina de Cordados I e II pela Universidade Federal de Alagoas. Fui integrante do Laboratório de Conservação do século XXI, atuando na divulgação científica do Projeto Mar à vista e mediadora de visitas no Projeto de Extensão do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas. Membro da primeira turma de intercâmbio pelo Instituto Jurumi, com trabalhos de divulgação científica na conservação de espécies do Cerrado e Caatinga.

Briseida Resende

Professora Associada do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2010). Bolsista de produtividade CNPq 2. Tem experiência na área de Comportamento Animal e Psicologia Evolucionista do Desenvolvimento, desenvolvendo estudos sobre interações sociais entre crianças e entre humanos e outros animais, desenvolvimento cognitivo-motor de macacos-prego, comportamento de cães. Participa da Rede de Atenção à Pessoa Indígena. Foi coordenadora do Núcleo de Publicações do IPUSP e é editora-chefe da Revista de Psicologia USP. Co-coordena o Laboratório de Etologia, Desenvolvimento e Interações Sociais. Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Experimental da USP. Presidente da Sociedade Brasileira de Etologia.

Bruna de-Sá

Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Mestre em Psicologia Experimental na área de Etologia. Desenvolvo um projeto sobre aprendizagem social em macacos-prego (Sapajus spp) sob orientação da Profª Drª Briseida Resende. Tenho grande interesse por evolução humana, neurociência cognitiva e comportamento animal. Durante o Bacharelado, realizei iniciação científica sobre comportamento de formigas saúvas, e foi durante esse tempo que me interessei pela Etologia.

Carolina Wood

Graduada em Biologia pela Universidade Federal de Alfenas (2018), Mestre (2021) e Doutoranda em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Membro do Laboratório de Etologia Canina (UNIFESP-USP) e do Laboratório Etologia, Desenvolvimento e Interações Sociais – LEDIS (IPUSP). Tem experiência na área de Etologia, com foco em comportamento, comunicação e empatia canina.

Daiana de Souza Machado

Bióloga (PUC/CESJF – 2015), mestra em Comportamento e Biologia Animal (PPCBA/UFJF – 2020); Membro do Núcleo de Estudos em Etologia e Bem-estar Animal (NEBEA/UFJF); Doutoranda em Comportamento Animal e Etologia Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação da Dra. Emma Otta; Membro do grupo Antrozoo (USP), onde conduz estudos relacionados a interação humano-animal, também sob a orientação da Dra. Emma Otta.

Edson da Silva Nunes Karaí Mirim

Edson nasceu na aldeia de Sapucaí Angra dos Reis, Rio de Janeiro, atualmente mora na aldeia de Takuary Cananéia (Takuari-ty), em São Paulo. Edson atualmente está cursando enfermagem, porém trabalha como tradutor, escritor e artista para a eventos e produções da comunidade Mbya Guarani, além de outros como o 40º Encontro Anual de Etologia.

Esaú Franco

Graduação em Ciências biológicas (UFBA), Mestre em Biodiversidade e Evolução (PPGBioEvo/UFBA), Pesquisa com macaco-prego-do-peito-amarelo (Sapajus xanthosternos) no manguezal; Consultor ambiental – participação em mastozoologia, ornitologia, herpetologia e Ictiologia. Atualmente é professor do Senac/BA e membro colaborador do Núcleo de Etologia e Evolução (NuEVo/UFBA).

Fernanda Fernandes Cardoso

Graduanda em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP).

Flavio Ayrosa

Graduado em Biologia pelo Instituto de Biologia USP, Mestre em Comportamento Animal no Departamento de Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia USP e atual Doutorando em Comportamento Animal no Departamento de Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia USP.

Francisco Giugliano de Souza Cabral

Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo – USP (2017). Mestre em Ciências (Etologia/Comportamento Animal) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP (2019). Atualmente é doutorando no mesmo programa de pós-graduação, pesquisando a influência do apego entre tutor e cão na produção comunicativa canina. É integrante dos grupos de pesquisa do Laboratório de Etologia, Desenvolvimento e Interações Sociais (LEDIS – USP) e do Laboratório de Etologia Canina (LECA – UNIFESP). Também é graduando em Psicologia na Universidade Paulista (UNIP).

Gisele Zago

Graduada em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001), Mestrado (2007) e Doutorado (2018) em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Técnica de Laboratório do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo desde 2001, membro do Laboratório Etologia, Desenvolvimento e Interações Sociais – LEDIS (IPUSP) . Tem experiência na área de Etologia, Estudos Naturalísticos do Comportamento Animal e Parasitologia.

Guilbert R. de Araujo

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de Guarulhos (2019) e Mestre em Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2023). Membro do Laboratório de Etologia, Desenvolvimento e Interação Social (LEDIS) no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo desde 2019. Atua no estudo do desenvolvimento motor, com ênfase no uso das mãos em primatas. Também participa de trabalhos em divulgação científica e no desenvolvimento de material gráfico e audiovisual. Também faz parte do corpo editorial da Revista Brasileira de Buiatria.

Graziela Abe

Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP-FSP), Mestra em Ciências (Farmacologia) pela USP (ICB), Especialista em Nutrição Esportiva e Obesidade pela USP (FMRP), Especialista em Acupuntura (FMS-CEATA), Especialista em Fitoterapia e Dietoterapia Chinesa (EBRAMEC).

Igor Marques Santos

Graduado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2020), onde também concluí meu Mestrado e estou cursando meu Doutorado, ambos em Psicologia Experimental (Etologia e Comportamento Animal). Como temas de pesquisa, circulo pela Psicologia do Desenvolvimento, Cognição Corporeada, Interdisciplinaridade e Análise de Redes de Conhecimento.

Irene Delval

Irene é uma pesquisadora espanhola mas adotada pelo Brasil há mais de 10 anos. Possui graduação em Psicologia – Universidad Autónoma de Madrid (2007), graduação em Antropologia Social y Cultural – Universidad Nacional de Educación a Distancia (2013), mestrado em Primatologia – Universitat de Barcelona (2007), mestrado (2014) e doutorado (2019) em Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia USP. Tem experiência na área de Psicologia Experimental, nas subáreas de Comportamento Animal e Etologia, com ênfase na Psicologia Comparativa do desenvolvimento sexual e da personalidade e nos estudos naturalísticos em primatas do género Sapajus. Atualmente é pós-doutoranda no IPUSP.

Isabella França Ferreira

Graduada em Ciências Biológicas nas modalidades Licenciatura (2015) e Bacharelado (2016) pela UNESP e mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é doutoranda em Psicologia Experimental (USP), integrante do Painel USP de Gêmeos e do Laboratório de Etologia, Desenvolvimento e Interação Social (LEDIS).

Larissa da Cruz Carvalho

Psicóloga graduada pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Lilian Luchesi

Possui graduação em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) pela UNESP (2005), mestrado em Ciências: Neurociências e Comportamento pela USP (2010) e doutorado em Ciências: Psicobiologia também pela USP (2019). Tem especialização em Gestão Ambiental pela UFSCar (2014). Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado junto ao Painel USP de Gêmeos (IPUSP). É vice presidente da Liga Acadêmica de Neurociências e Comportamento de Ribeirão Preto (LANeCom-RP) membra e do Coletivo Maria Emília de Mulheres rEvolucionistas e do Projeto Incisivos.

Maria Luisa da Silva

Pós-doutorado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente professora associada da Universidade Federal do Pará, onde atuo no ensino de graduação em Ciências Biológicas e no programa de pós-graduação em Neurociências e Comportamento. Criadora e coordenadora do Laboratório de Ornitologia e Bioacústica da UFPa, atuando nos seguintes temas: estudo do comportamento animal em ambiente natural, comunicação sonora de aves, bioacústica, análise matemática da comunicação sonora e percepção ambienta

Mariana Hess

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (2021). Atualmente, mestranda em Comportamento Animal no Departamento de Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia USP, com foco no vínculo afetivo entre cães e humanos. Também é integrante do grupo de pesquisa do Laboratório de Etologia Canina (LECA – UNIFESP).

Naila Maui Fukimoto

Psicóloga formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Ciências com ênfase em Comportamento Animal pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). É doutoranda do mesmo programa de pós-graduação e membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Etologia Canina (LECA, IP-USP/Unifesp). Atualmente estuda aspectos da comunicação entre gatos e seus tutores. Também trabalha com Consultoria Comportamental para gatos e famílias multiespécie.

Natalia Albuquerque

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre, Doutora e Pós-doutora em Psicologia Experimental com ênfase em Comportamento Animal pela Universidade de São Paulo (USP).

Nayara Teles

Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) 2021. Atualmente mestranda na Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Membro do laboratório de Etologia, Desenvolvimento e Interação Social. Experiência em comportamento social e agonístico.

Patrícia Ferreira Monticelli

Graduada em Ciências Biológicas e Experimentais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, doutora em Ciências pelo Instituto de Psicologia da USP. Hoje, professora livre-docente do depto de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, credenciada ao PPG Psicobiologia. Mãe de Micaela (2008) e de Lorena (2010). https://orcid.org/0000-0002-9546-4160

Paula Rasia Lira

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora na Faculdade 9 de Julho, membro da Rede de Atenção a Pessoa Indígena (IPUSP), e pesquisadora associada ao Laboratório de Etologia, Desenvolvimento e Interações Sociais – LEDIS (IPUSP).

Rafael Ricciardi de Albuquerque

Graduando em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atualmente bolsista CNPq de Iniciação Científica (PIBIC).

Raphael Moura Cardoso

Psicólogo e doutor em Psicologia Experimental. Minhas pesquisas buscam compreender a tecnologia sob a perspectiva de construção de nicho cultural. Meu objetivo é compreender o papel da tecnologia na evolução e no desenvolvimento humano. Minhas contribuições estão relacionadas à áreas como arqueologia, primatologia, inovação comportamental e tecnologias inteligentes. Atuo profissionalmente também no campo da inovação tecnológica e saúde digital, coordenando projetos de inovação em saúde mental e cyberpsychology. Sou membro da Rede Brasileira de Psicologia Evolucionista (em breve LATAM Network of Res. on Evolution of Human Mind, Behavior and Culture) e GT/ANPEPP de Cognição Aplicada. Atualmente sou professor no Dept. Processos Psicológicos Básicos (PPB/IP/UnB).

Renata Pereira de Felipe

Bióloga (Bach/Lic) (UNESP), mestre e doutora em Ciências (USP). Pós-doutorado em Saúde e Desenvolvimento Psicológico (UFSC), em Bem-estar e Comportamento Humano (USP), e em Desenvolvimento motor infantil sob a perspectiva da Teoria dos Sistemas em Desenvolvimento (USP). Temas de interesse: Saúde mental (psicopatologias e bem-estar); Interação, relação e apego cuidador-criança; Crenças e práticas de cuidado parentais; Aprendizagem social e resolução de problemas; Desenvolvimento motor e socioemocional infantil.

Rosana Suemi Tokumaru

Bacharel em Biologia e mestra e doutora em Psicologia Experimental. Atualmente é docente do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES. Leciona disciplinas sobre etologia, psicologia evolucionista e método de pesquisa e orienta alunos de graduação e pós-graduação. Tem publicações nacionais e internacionais sobre comportamento parental e comunicação em humanos e não humanos.

Timon Lebaron-Khérif

Graduando em Biologia-Ecologia pela Universidade de Franche-Comté (2019, França), Mestrado em Etologia Fundamental e Comparada pela Universidade de Paris Sorbonne Nord (UP13) (2021, França). Atualmente em doutorado de Psicologia Experimental na Universidade de São Paulo desde 2022.

Sobre

O EAE 2023 é o XL Encontro Anual de Etologia. Neste ano, o evento será sediado na cidade de São Paulo – SP, entre os dias 30/10/2023 e 01/11/2023, tendo como tema “Decolonizando a Etologia: um convite para novos caminhos”.

Endereço

Av. Professor Mello Moraes, 1721, Butantã, São Paulo – SP

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP)

Contato

encontroanualdeetologia2023@gmail.com

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora